Header Ads Widget

Responsive Advertisement

SANTA RITA: Prefeitura investe na Capacitação de Apicultores como forma de potencializar a Produção do Mel no município


A prefeitura municipal de Santa Rita, por intermédio da secretaria municipal de agricultura, realizou uma capacitação para apicultores do município e a mesma está sendo realizada no auditório da secretaria de Agricultura


Com o objetivo de incentivar e agregar renda às famílias de agricultores familiares. 

A criação de abelhas e a comercialização de seus produtos (mel, cera e geleia real), tem se tornado uma fonte de renda lucrativa devido às inúmeras aplicações que podem ser feitas com o mel.  Além disso, a atividade apresenta baixo investimento de implantação, custo e rápido retorno financeiro.

O treinamento foi realizado com aulas teórica e prática, onde começou na quarta-feira (10), e finalizou na sexta-feira (12). De acordo com o instrutor do SENAR - MA, o apicultor e biólogo William, o curso vai influenciar diretamente na qualidade e quantidade de mel produzido no município.

“O mel, reconhecidamente um alimento nutritivo e com propriedades curativas, vem registrando crescimento expressivo de consumo. Nesta capacitação passamos para os apicultores, conhecimentos sobre a anatomia, fisiologia e outros aspectos da abelha que deseja criar; os produtos que elas podem oferecer, não somente o mel, mas a própolis e a geleia real, ressaltando que a principal função da abelha na natureza não é produzir mel, mas sim fazer a polinização das plantas, assunto pouco abordado quando se fala de abelhas”, explicou o instrutor.



Para o prefeito Hilton Gonçalo, a Prefeitura tem investido bastante na apicultura, “A gente procura sempre oferecer a melhor forma de incentivo através de capacitação e cedendo equipamentos e matérias apícolas para nossos agricultores familiares para que possam fazer o que gostam e produzir cada vez mais e melhor. Valendo ressaltar que nós temos um dos melhores méis do Maranhão” - apontou o Prefeito.

Segundo o vice-prefeito Berré Carvalho, em Santa Rita existiam pessoas que praticavam a atividade de produção de mel de forma rudimentar e desorganizada. “O nosso objetivo é organizar um grupo de apicultores no município e ampliar a atividade, oferecendo suporte necessário para que a apicultura seja de fato uma alternativa de agregação de renda para os agricultores. O curso é destinado aos agricultores que já têm um pouco de experiência no ramo da apicultura, onde aprenderam técnicas de cuidados com o manejo de abelhas; a montar as caixas de abelhas; colocar arames; cera violada e a captura das abelhas na natureza.

O secretário municipal de Agricultura Vavá Matos, mantêm uma articulação direta com os canais de comercialização.

“Parte do mel produzido é vendida no comércio local e a outra será comprada diretamente pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) ”. Salienta também que a Administração Municipal está empenhada em oferecer capacitação em várias atividades em parceria com SENAR, já foram ofertadas aos agricultores, para proporcionar melhor experiência ao agricultor.





#FolhaDoMA


Postar um comentário

0 Comentários